Como você consegue discernir um candidato que tem vocação para a política? É fundamental discernir o perfil ético e as verdadeiras motivações dos cidadãos que se apresentam como candidatos. No meu caso, sou um vocacionado para a política. A minha prática política é norteada pelo posicionamento ético em defesa da vida e da dignidade da pessoa humana, em todas as suas manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural. Minha trajetória de vida é pautada pela honestidade pessoal voltada para os interesses da coletividade, com respeito e zelo pelos compromissos honrados, com atitudes ligadas às reais necessidades da população. Meu passado é pautado por um longo currículo à frente de trabalhos comunitários, junto à Juventude na Igreja Católica enquanto Pastoral da Juventude e Renovação Carismática Católica, no exercício de Professor na Educação Profissional e Faculdade, na escolha da graduação na área de “Economia” e como gestor do CEPROCAMP, além de outras ações pontuais no terceiro setor e no respeito às diversidades, com diálogo franco e aberto com todas as frentes da sociedade. Percebe-se que o meu comportamento tem sido pautado primeiramente pelo respeito à pessoa humana, mesmo nas diferenças e suas escolhas. Para finalizar essa etapa, a minha decisão também teve motivação ouvindo os colegas e pessoas que tiveram oportunidade de me conhecer e indicar que tenho vocação para a política, a partir da observação de minhas atitudes.
Porque gosto de Política
Tenho convicção que minha experiência pessoal, profissional e política, pautada em princípios e valores, me coloca em condições de disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Campinas nas eleições para vereador em 2020. Faço política com naturalidade, sempre buscando diálogo, conciliação e construção, sem ficar engessado nas experiências do passado, mas sim olhando para o presente e futuro. Do passado costumo utilizar as aprendizagens, sejam elas vitoriosas ou não. Uma de minhas principais características é o equilíbrio nos momentos difíceis e desafiadores, na busca pelo diálogo e construção com as diferenças. Um homem público precisa ter equilíbrio, gostar do que faz e não pensar somente si, mas principalmente no coletivo, no bem comum em busca de uma sociedade justa, humana, solidária e fraterna. Tem que aprender a conviver com as diferenças. Esse perfil faz parte do meu comportamento. A política não me cansa, mesmo diante das turbulências presenciadas ao longo do tempo.
Por compromisso Comunitário
O meu compromisso comunitário está diretamente aliado à honestidade e competência demonstradas ao longo de minha trajetória, com transparência administrativa e financeira, na defesa da dignidade humana, do respeito, salvaguardando sempre o bem comum.
No papel de Gestor Público do Ceprocamp e Diretor Executivo da Fumec, tive a responsabilidade e o compromisso de definir com toda a equipe, aquilo que sempre acreditei no trato com o dinheiro público, com respeito ao cidadão que com muito sacrifício paga seus impostos e merece respeito na devolução em forma de educação de qualidade. O vereador, enquanto legislador precisa zelar por essa transparência e respeito em todos os setores do município.
A formação do gabinete do vereador será composta por pessoas que prezem pelo respeito à pessoa e no uso da coisa pública, por especialistas em assunto no campo da educação, com capacidade de ampliar o leque de conhecimento e ação para outros campos em defesa da vida e da dignidade da pessoa humana, com pautas prioritárias nas ações voltadas para o bem comum e respeito à legalidade.
Por compromisso Partidário
Quanto à opção partidária, um dos principais motivos que me levou a tomar essa decisão foi o fato do partido permitir a livre opinião, entre seus membros. Outro ponto que é visto como um diferencial no PSB é o campo da formação política, comandado pela Fundação João Mangabeira (FJM), que tem o objetivo de consolidar, aprofundar, difundir e construir uma sociedade democrática e participativa na construção e orientação das políticas públicas. A FJM surgiu em 1990 e despertou em toda a sociedade a luta pela liberdade, democracia efetiva, ética, solidariedade, justiça social, desenvolvimento sustentável e paz. Foi nesse contexto que surgiu o novo PSB em 1990 e que norteia suas decisões até os dias atuais.